sábado, 23 de julho de 2011

Finanças - Como ficar rico em 5 anos

Olá pessoALL !!!

Quem realmente não gostaria de ser rico, ter grana para aquelas viagens, compras, carros e a casa dos sonhos?
Pois é, sonhar não é proibido! Porém, muito dinheiro pode atrair também outras situações indesejadas, como maximizar seus riscos quanto a sua segurança e aumenta consideravelmente sua responsabilidade nas tomadas de decisões, sabendo que um passo errado basta para colocar tudo à perder.
Para ter dinheiro (muito dinheiro) é preciso estar preparado, a emoção de ganhar na mega sena e ficar rico da noite pro dia pode se transformar em um pesadelo num médio ou longo prazo, quando não há qualquer preparação para lidar com dinheiro e principalmente para mantê-lo.

"Mais importante que ser rico, é se manter rico"

Ganhar seu primeiro milhão pode ser fácil, mas adaptar sua vida, seus princípios, ser disciplinado e ter o controle da situação visando manter e melhorar cada vez mais é algo que exige um preço em que nem todos estão dispostos ou até mesmo nem todos querem pagar.
Bom, se você entendeu a responsabilidade de ser rico e que mais importante que ter é manter, podemos passar para o passo mais esperado: como ficar rico, e vou mais além, num prazo máximo de 5 anos!

1) Planejamento: É preciso determinar qual a quantia ideal para que você seja financeiramente independente e qual o tempo necessário para que se alcance esse rendimento ideal. Ser rico, é o estado em que seus rendimentos superam, com uma certa tranquilidade, suas despesas. Para isso, você deve considerar dois fatores: O que e como.
O que fazer? Há dois tipos de renda: Ativa e Passiva. Renda Ativa é aquela a qual trabalhamos para adquirir, a grosso modo, por exemplo, seu emprego ou suas atividades que exigem sua presença e seu esforço. Renda Passiva é aquela que praticamente coloca dinheiro no seu bolso, sem que você tenha de trabalhar. Como exemplo de renda passiva, posso citar dividendos de ações, renda fixa, commodities, aluguéis de imóveis, etc. Em seu planejamento, você deve conhecer, além do prazo e patrimônio na data de sua meta, quais tipos de rendas e fontes que deseja obter. Isso inclui, inclusive treinamento, para que assim, você identifique sua melhor adaptação - lembre-se que é prazeroso fazer o que gosta, além dos resultados serem os melhores, portanto é importante decidir seus tipos de renda passiva no médio e longo prazo!

2) Contenção: Faça uma planilha simples onde você possa mensurar seu custo de vida atual de forma detalhado, priorizando os gastos mais importantes (moradia, alimentação, educação, etc). Trabalhe suas finanças estabelecendo "cotas". Exemplo, "cota para moradia" = R$ 1.200,00 (engloba todos os seus custos de moradia, como aluguel ou prestação da casa própria, condomínio, água, luz, telefone, etc). A ideia da contenção é ter o controle absoluto de seus gastos e não permitir que o “budget” determinado seja estourado - você nunca terá surpresas no fim do mês! Se tiver dívidas, procure renegociá-las estabelecendo certas prioridades (como liquidar suas dívidas será assunto de um novo “post”, em breve!).

3) Execução: Tendo as "cotas" estabelecidas, crie estratégias para sobrar grana em seu orçamento mensal, assim, você consegue ter dinheiro para iniciar seu portfólio de renda passiva (ações, ouro, commodities, imóveis - mesmo que sejam financiados, etc). Uma coisa que fiz foi estabelecer as cotas e reduzi-las. Meu emprego me pagava um salário que, para sobrar grana, ou eu recebia um aumento ou reduzia meus custos. Como a primeira opção pra mim era quase impossível, optei com sucesso pela segunda, graças ao meu planejamento de cotas. Evite gastos desnecessários, financiamentos depreciativos (financiamento de veículos, por exemplo) e planeje sempre seu lazer (nunca faça nada, absolutamente nada, que o gasto não tenha sido previamente planejado).

Com um bom planejamento, contenção real de custos e execução mensal em investimentos em renda passiva, é possível se conquistar a independência financeira em no máximo 5 anos (prazo suficiente para que você tenha um bom portfólio de ações com dividendos rentáveis e pelo menos dois imóveis alugados), onde você não vai precisar mais de renda ativa (trabalhar pra ganhar) e apenas terá que trabalhar para maximizar e manter seu portfólio cada vez mais (pra você mesmo)!

Abraços e sucesso à todos!

Andre Costa
Investidor e consultor financeiro
contato.andrecosta@email.com